Endoscopia
O exame de Endoscopia é sempre realizado por um médico especialista, este é um exame que analisa a mucosa do esôfago e a primeira parte do intestino delgado. Durante o procedimento, o tubo digestivo é fotografado para depois realizar uma biópsia.
Para quem o exame é indicado?
Geralmente o exame de Endoscopia é indicado quando o paciente se queixa ou apresenta sintomas relacionados ao aparelho digestivo superior, que incluem o esôfago, estômago e duodeno. O exame ajuda no diagnóstico de muitas doenças que acometem direta ou indiretamente essas regiões. Entre as principais, estão refluxo, gastrite, úlceras, pólipos, doenças infecciosas e câncer em estágio inicial e avançado.
Não se recomenda realizar esse exame durante a gestação. Ele só é realizado se os riscos forem considerados menores que os potenciais benefícios do exame.
Como é feito o exame
Muitos pacientes ficam ansiosos antes do procedimento, mas não há necessidade. A medicina evoluiu muito e hoje esse procedimento é indolor. Além disso, a respiração é monitorada durante todo o tempo de realização do exame. A endoscopia é realizada sob sedação endovenosa, para que não seja sentida a introdução do aparelho de endoscopia. O aparelho de endoscopia é um tubo flexível e fino.
Recomendações
É aconselhável fazer, antes do exame, uma refeição leve e jejum mínimo de oito horas. Já a água está liberada por até quatro horas antes do exame. Mas lembre-se de fazer a confirmação desses procedimentos pré exame com o médico responsável pelo seu tratamento.
O resultado do exame de endoscopia não demora muito a sair, porém isso também depende se o médico vai optar por realizar a biópsia ou não. Mas em casos especiais, o médico conversará com o paciente após a realização do exame.