Cirurgia Geral
A Cirurgia Geral também é uma especialidade médica complexa e muito diversificada. A área de atuação da especialidade engloba a Cirurgia Abdominal, Cirurgia Videolaparoscopia e a Cirurgia do Trauma. As doenças mais comuns de ocupação da Cirurgia Geral são:
- Hérnias
- Colelitíase
- Colecistite
- Hemorróidas
- Doença diverticular dos cólons
- Diverticulite aguda
- Úlcera gástrica
- Traumas
Indicações
Geralmente as especialidades da Cirurgia Geral têm indicações. Como a Cirurgia Abdominal, que é indicada aos pacientes, cuja enfermidade se encontra entre os órgãos do diafragma até a pélvis. Já a Cirurgia videolaparoscopia é minimamente invasiva, é feita com o auxílio de uma câmera, os instrumentos usados são bem delicados, permitindo assim uma recuperação mais rápida. A Cirurgia do Trauma atende aos pacientes que sofreram algum tipo de lesão corporal, em quedas, colisões etc.
Recomendações
Caso o paciente faça uso do tabagismo, é recomendado que ele pare de fumar 30 dias antes da cirurgia. O fumo pode prejudicar na hora da cicatrização. Outra recomendação para antes da cirurgia é que a higienização aconteça de maneira assídua, com um banho completo o mais próximo possível do horário da cirurgia. Use toalhas limpas e secas.
Com exceção da Cirurgia videolaparoscopia, cujo pós operatório é mais simples, e a recuperação não é demorada. Os outros pós operatórios requerem mais atenção e um repouso absoluto nos primeiros dias, além de ser imprescindível seguir à risca toda a orientação dada pelo médico.