Neurocirurgia do Crânio e Coluna

A Neurocirurgia é a especialidade da Medicina responsável pelo diagnóstico e tratamento de indivíduos que apresentam lesões no sistema nervoso, sejam elas no cérebro, nos nervos cranianos, no sistema vascular cerebral, na coluna, na medula espinhal ou nos nervos periféricos.

Imagem Neurocirurgia

Dentre os vários problemas que um médico Neurocirurgião está treinado para tratar estão: tumores intracranianos, aneurismas cerebrais, malformações arteriovenosas cerebrais, traumatismos cranianos, nevralgia do trigêmeo, hidrocefalia, tumores de hipófise, doença de Parkinson, hérnias de disco da coluna, dor crônica de coluna, traumatismos e fraturas de coluna, entre outros.

Problemas do crânio e cérebro e o neurocirurgião

Sempre que uma pessoa é diagnosticada com uma doença do crânio ou do cérebro, é importante que ela tenha a avaliação de um Neurocirurgião.

Muitas destas condições requerem tratamento cirúrgico ou, podem ter seu tratamento clínico complementado com uma cirurgia que proporciona melhores resultados.

As condições mais frequentes, que necessitam ser tratadas com cirurgias realizadas por Neurocirurgiões, são tumores cerebrais, tumores da hipófise, malformações do crânio (craniossinostose, malformação de Chiari por exemplo), aneurismas cerebrais, malformações arteriovenosas e cavernomas cerebrais, nevralgia do trigêmeo, hidrocefalias, hematomas intracranianos entre outras.

Há situações em que a pessoa apresenta uma lesão cerebral, porém os exames de imagem como Tomografia e Ressonância Magnética, não são suficientes para chegar-se a um diagnóstico preciso. Nestas situações o Neurocirurgião pode oferecer ao paciente uma cirurgia de biópsia e, assim estabelecer o diagnóstico exato e propor o tratamento adequado para este paciente.

Também há condições como a epilepsia, a nevralgia do Trigêmio e a doença de Parkinson que, mesmo tendo tratamento clínico, podem ser tratadas com procedimentos Neurocirúrgicos que proporcionam melhores resultados do que o tratamento clínico isoladamente.

Problemas da coluna e o neurocirurgião

É recomendado que o paciente procure um Neurocirurgião quando apresenta sintomas como: dor lombar, nas costas ou ciática ou dor nos braços.

Como a coluna vertebral envolve e protege a medula espinhal e as raízes nervosas, o Neurocirurgião também é treinado para tratar as doenças da coluna que afetam as estruturas neurais no seu interior ou que comprometem a estabilidade mecânica da coluna.

Hoje em dia, as cirurgias da coluna são mais seguras e envolvem a utilização novas tecnologias e instrumentais para melhores resultados.

Caso você receba o diagnóstico de um problema de coluna, venha nos consultar para uma avaliação e orientaremos a melhor forma de conduzir o seu caso. Nos casos em que for necessário, indicaremos as técnicas cirúrgicas mais recentes para oferecer os melhores resultados aos nossos pacientes.

Recomendações

Antes da cirurgia, tire todas as suas dúvidas com o seu médico. Para cada caso há um tratamento individualizado e uma técnica cirúrgica mais apropriada.